buscado recentemente


Artlife

Gina Castelo Branco

Conheça um pouco mais sobre Gina Castelo Branco


Olá leitores,

Sou Gina Castelo Branco, formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar. Desde cedo tive aulas de pintura em Teresina-PI, cidade onde nasci, tendo iniciado meus estudos em uma escola para crianças da artista plástica Fátima Campos. 

Morei e estudei arte em Teresina, Rio de Janeiro, São Paulo e nos Estados Unidos, onde tive aulas com o professor Nick DiGioia, e em todos estes lugares participei de inúmeras oficinas, feiras, salões oficiais, exposições coletivas e mostras individuais.  Em 2006 e 2012, participei de feiras em Montmartre, Paris, França. Tendo obras espalhadas em todos estes lugares, hoje sou membro da UAPPI, União dos Artistas Plásticos Piauienses, e participo das montagens e elaboração dos projetos e exposições, tais como as das datas festivas nacionais e municipais. 

Pelo Colege Arte, participei, em 2015, da exposição internacional em Porto, Portugal, e outra em Bucareste, Romênia. Em Portugal, fiz parte do Curso de Extensão em Artes Plásticas sobre Arte Contemporânea Portuguesa e Brasileira. E em Bucareste, tive o prazer de assistir a palestra “Important Markers in Romanian Visual Art” pela Phd, Marian Cimpeanu. Em março de 2016, participei de uma feira em Cancun, México, e, no mesmo período, assumi o cargo de curadora do Colege Arte no Piaui. Este cargo tem a função de selecionar artistas piauienses para participar do Circuito de Arte Brasileira em Sofia, Bulgária; Oslo, Noruega e Santo Domingos na República Dominicana.

(Foto: Arquivo Pessoal/Gina Castelo Branco)

Uso especialmente a técnica de pintura acrílica sobre telas. No abstracionismo me destaco em técnicas aguadas, usando também a esponja; borrachão; com uma, duas, três, quatro ou mais cores de uma só vez, equilibrando todas as cores na tela. No espatulado, encontro a ponte entre a escultura e a pintura, misturando as técnicas na produção de telas. Uso diferentes texturas e faz efeitos, tornando minhas telas únicas, inéditas e exclusivas. Na suas pequenas pinceladas impressionistas, contrasto a luz e a sombra perfeitamente na captação do momento. 

No pontilhismo minhas obras apresentam linhas, com cortes geométricos e os pontos ou manchas são justapostos criando efeitos. Gosto de pintar paisagens antigas, aquilo que está no inconsciente, locais que remetem as memórias, tais como fazendas, sítios, árvores, caminhos, etc. Meu estilo predominante é o surreal e o expressionismo. Pinto o corpo humano e principalmente rostos para expressar a realidade atual, os sonhos pessoais, as lutas individuais, o desespero, os amores, os sentimentos humanos e assim expressar no estilo surreal o inconsciente do homem moderno. Sou fascinada pelo inconsciente humano.

Atualmente resido em Teresina e sou aluna da “Escola de Arte e Atelier Josefina Gonçalves”. No momento, estendo minha pesquisa nos benefícios da Arte como Terapia, com a Pós-Graduação em Arte, pela Faculdade Internacional Signorelli, com sede no Rio de Janeiro, tendo como supervisora no Piauí, Josefina Gonçalves. Minha meta de 2016 é abrir minha própria galeria, em Teresina, junto com uma loja. A galeria será para exposições de arte e a loja será para artigos de arte variados, local onde os artistas poderão deixar suas obras para “o mundo”, em vez de ficar com elas em casa. Este local se chamará “Montmartre Arte e Galeria” e será inaugurado com uma exposição em outubro de 2016.

Na área de inglês, trabalhei como guia turística e como professora em grandes escolas e universidades do Piauí, como o Instituto Dom Barreto (1994-2006); a Universidade Federal do Piauí (2001-2002); e a Universidade Estadual do Piauí - FACIME (2000-2005). Na área do Direito, dividi um escritório com minha amiga e colega de turma Jakeline Maria de Carvalho Santana Silva, que fica no bairro Cabral, próximo ao Fórum Cível e Criminal, onde trabalha especialmente na área cível.

Meus trabalhos podem ser encontrados e comercializados para todo o mundo através da Fanpage: “Gina Castelo Branco”, ou no Instagram: @ginacastelobrancoart. Basta acessá-los para ter conhecimento de obras das mais variadas produzidas por mim. Com todas essas experiências, sigo sendo uma professora, advogada e artista que busca na vida suas inspirações para a arte.

 


Sobre mim


Gina Castelo Branco

Sou formada em Letras/Inglês (UESPI) e em Direito (NOVAUNESC), apaixonada pela arte desde a infância e no meu íntimo sempre acreditei plenamente em minha capacidade pintar... Leia mais.



© Copyright ClubeSAT 2017. Todos os direitos reservados.